Nagios World Conference Latin America 2011 – Dia #3

O terceiro dia do evento foi muito agradável, pois os participantes já estavam muito entrosados e o clima de descontração fluiu de forma muito natural.

O evento começou com a palestra Visualização de dados usando Nagios e ANA (Advanced Nagios Adapter), ministrada por Fernando Lunardelli, que estava representando a OpServices. Ele falou sobre o ANA, um componente para visualização gráfica de informações desenvolvido pela equipe da OpServices.

A apresentação anterior foi seguida de uma pausa par ao café e na seqüencia tivemos a palestra Alinhando TI ao negócio com Nagios, com Sandro Vaz, da OpServices. Foi uma palestra muito bem humorada onde Sandro falou sobre diversas experiências que sua instituição teve ao longo dos anos trabalhando com Nagios.

Antes do almoço realizei a apresentação Análise Gráfica – Usando séries históricas para dimensionamento de recursos e “prever” o futuro. Nessa palestra falei sobre um plugin inovador para o Nagios que tem como objetivos analisar séries históricas para prever o comportamento de serviços baseado na atuação do padrão de atuação anterior. Pude mostrar como está o projeto atualmente e como ele deve se desenvolver.

O instrutor Tiago Vilas Boas fez sua apresentação logo após o almoço, com a palestra  check_rrd: Integrando Nagios com RRDTool, representando o Risk Office. Ele abordou o desenvolvimento do check_rrd, demonstrou seu funcionamento e convidou a comunidade para interagir no desenvolvimento do plugin.

A penúltima apresentação foi Nagios Monitorando Servidores Microsoft Windows – NRPE, o palestrante foi Leandro Moura, representando a Fundação Cásper Líbero. Nesta palestra foram tratados assuntos relacionados a monitoração de servidores Microsoft Windows com o NRPE e demais ferramentas nativas do Windows. Foi uma palestra interessante para quebrar o clima Linux que vinha desde o começo do evento.

A conferência foi encerrada por Ethan Galstad que falou em nome da Nagios Enterprises. Vários aspectos foram abordados numa discussão aberta, onde Ethan pode falar sobre os novos horizontes do Nagios, e os participantes puderam fazer suas sugestões que seriam levadas em consideração para as próximas versões do Nagios.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 thoughts on “Nagios World Conference Latin America 2011 – Dia #3”

%d bloggers like this: