Nagios World Conference Latin America 2011 – Dia #2

O segundo dia do evento teve início com o keynote speaker Ethan Galstad, fundador da Nagios Enterprises, que fez a apresentação Current and future developments in Nagios, onde ele contou um pouco da história do Nagios e as novidades que estão por vir. Certamente a apresentação do Ethan foi uma excelente introdução para o evento, pois os participantes ficaram muito empolgados com as novidades do sistema e também com o anuncio do treinamento oficial – que já está disponível -. Adicionalmente Ethan fez um anuncio extra oficial do programa de certificação Nagios, que credenciará profissionais para trabalharem com esse poderoso sistema de monitoração.

A primeira palestra foi seguida de um intervalo para o café, onde os congressistas puderam interagir de forma muito produtiva, muitas trocas de cartões de visita, muitos apertos de mão e como não podia ser diferente muitas trocas de informações.

A segunda palestra foi realizada pelo Fernando Benatti representante da Terra Networks, com a palestra Thruk – Nagios distribuído com Probes. Nesta edição do evento uma das grandes expectativas é a abordagem massiva das tecnologias de monitoração distribuída, pois é uma necessidade crescente das grandes corporações.

Antes do almoço assistimos a palestra MK LiveStatus na prática, que foi ministrada por Ricardo Maraschini da OpServices Tecnologia da Informação, empresa esta que está realizando o evento. Ele trouxe uma tecnologia inovadora que em muitos aspectos se equipada ao NDO Utils, porém com vantagens interessantes: baixo consumo de CPU, nenhuma interação com disco, alta velocidade no tempo de respostas.

O palestrante Emerson Souza (Prodam – Processamento de Dados do Amazonas) iniciou sua palestra logo após o almoço com a apresentação Nagios – case PRODAM. Ele relatou as diversas experiências que viveu no ambiente de trabalho e enfatizou bastante o uso do NagVis. Foi uma palestra muito interessante, pois foram tratados não só aspectos técnicos, mas também o lado humano, com fotos do ambiente de trabalho e citações das melhorias que o Nagios trouxe para o ambiente de trabalho.

O próximo estudo de caso foi demonstrado por Diego Souza que apresentou a palestra Nagios e Nagvis – Case Unimed Grande Florianópolis. Foi um bom casamento entre os dois cases, pois ambos enfatizaram o uso do NagVis como ferramenta auxiliar ao Nagios, para monitoração não só de recursos de rede e servidores, mas também para o negócio da instituição.

A palestra Checagens distribuídas com Gearman, que foi ministrada pelo Junior Cunha antecedeu a segunda pausa. No meu ponto de vista foi o ponto alto da conferência, pois Junior apresentou uma tecnologia extremamente inovadora e muito fácil de ser usada. O Gearman pode ajudar e muito para o Nagios se tornar uma solução de monitoração escalonável, com foco em grandes corporações com milhares de serviços monitorados.

Ainda no clima do evento foi realizado um jantar muito aconchegante no restaurante Tantra, que fica localizado na Vila Olimpia. É um lugar diferenciado, onde montamos nossos pratos com comidas exóticas, como filé de tubarão, carne de javali e búfalo.

Nos próximos posts disponibilizarei fotos do evento.

Leave a Reply

One thought on “Nagios World Conference Latin America 2011 – Dia #2”

%d bloggers like this: