Nagios Checker no Mozilla Firefox

O Nagios Checker é uma extensão para o Mozilla Firefox que ajuda o trabalho de monitoração criando uma interface amigável entre o administrador de sistemas e o software de monitoração Nagios.

Sempre visível no canto inferior do browser, o Nagios Checker emite notificações visuais e sonoras para os eventos reportados pelo Nagios. Dessa forma ele se torna uma ferramenta útil para rapidamente detectar problemas em hosts e serviços.

Instalação

Obviamente o pre-requisito do Nagios Checker é o Mozilla Firefox e também o acesso web ao Nagios.

Figura 1: Página de instalação da extensão Nagios Checker

A instalação da extensão é feita por intermédio da página de add-ons da Mozilla [1], como mostra a Figura 1. Para proceder com a instalação da extensão, basta clicar no botão “Add to Firefox”.

A versão do Nagios Checker usado nos procedimentos deste documento foi a 0.15.4.

Configuração

Tão simples quanto a instalação é a configuração do Nagios Checker.
Primeiramente é necessário habilitar a extensão no Firefox, para tanto acesse o menu Ferramentas, depois clique em Add-ons.

Figura 2: Habilitando a extensão Nagios Checker.

Uma vez que esteja na janela Add-ons, como mostra a Figura 2, clique na aba Extensões e após selecionar a extensão Nagios Checker clique no botão Habilitar. Após esse procedimento será necessário reiniciar o Firefox para que o plugin seja habilitado de fato.

Quando o programa iniciar novamente, haverá um novo ícone no canto inferior direito da janela do Firefox, como mostra a Figura 3.

Figura: 3: Barra de notificação do Nagios Checker.

Para iniciar o procedimento de configuração, basta clicar com o botão direito sobre o ícone do Nagios Checker e ir até a opção Configurações… como mostra a Figura 4.

Figura 4: Menu do Nagios Checker.

Será aberta a janela Nagios Checker Settings como mostra a Figura 5. Nessa etapa não haverá nenhuma configuração, então será necessário clicar no botão Add new… que dará acesso a tela Nagios System – Figura 6, onde iniciaremos o procedimento de adição de um novo servidor de monitoração.

Figura 5: Configuração vazia do Nagios Checker.
Figura 6: Adicionando um novo servidor Nagios.

Uma vez que for definido um nome para a nova configuração, é necessário ir até a aba Nagios Web Interface para adicionar a URL onde o servidor Nagios responde. É necessário informar também as informações de autenticação, conforme mostra a Figura 7.

Figura 7: Configurando a URL de acesso ao Nagios.

A parte final consiste em adicionar a URL do script status.cgi, isso pode ser feito manualmente, ou então o campo será preenchido automaticamente ao pressionar o botão Locate url. Essa configuração é exemplificada pela Figura 8.

Figura 8: Localizando o script status.cgi.

Uma vez concluída as configurações, basta clicar no botão OK e clicar novamente OK no botão da janela Nagios Checker Settings.

Após alguns instantes o ícone do Nagios Checker começará a emitir o status atual coletado do Nagios. Essa ação pode ser adiantada, para tanto clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Nagios Checker e clique em Force Check.

Ao passar o mouse sobre o ícone do Nagios Checker, aparecerá as inforções de checagem do Nagios para os hosts e serviços que estão atualmente com problemas, como mostra a Figura 9.

Figura 9: Barra de informações do Nagios Checker.

Conclusão

O Nagios Checker é uma ferramenta interessante para reportar problemas em hosts e serviços, além dele ficar constantemente presente na barra de status do Firefox, emite notificações visuais e também sonoras.

Trata-se de mais uma ferramenta que pode ser usada pelos administradores de sistemas, principalmente aqueles que ficam o dia inteiro com fones de ouvidos conectados ao computador.

Referências

[1] – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/3607/
[2] – http://code.google.com/p/nagioschecker/issues/detail?id=146

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: