StarCraft no Linux

StarCraft é muito mais do que um jogo que marcou uma geração, ele é um símbolo de um game de alta qualidade e perfeição com muitas premiações em diversas categorias.

Este artigo mostrará como configurar recursos do Linux para instalar o StarCraft e como melhorar o desempenho do jogo.

Apesar ser bem antigo em relação aos novos jogos de estratégia que estão sendo lançados, como Warcraft 3 e outros, StarCraft é ainda encontrado largamente em lan houses e existem vários servidores para jogos multiplayer na Internet. Certamente um excelente jogo e é garantia certa de horas de divertimento.

Para que a “mágica” aconteça, iremos usar o Wine, este programa oferece uma camada de compatibilidade Windows para estações UNIX.

O que me levou a pesquisar sobre isso

Percebo que principalmente no Brasil o software livre está tendo uma grande adesão, mas ainda existe muito a ser feito para que as pessoas entendam que software livre não é apenas software gratuito e Linux não é um bicho de sete cabeças, muito menos um comedor de criancinhas…

Já existe um esforço da comunidade muito bem sucedido para produzir os mais diversos aplicativos, mas apesar de também existir um esforço considerável para termos jogos livres, ainda existe uma grande dificuldade para encontrar qualidade como nos games tradicionais de código fechado.

Por essa razão escrevo esse artigo, para que pessoas que desejam migrar para uma plataforma de código aberto possa faze-lo sem abrir mão de seus jogos, iniciando pelo StarCraft.

Requisitos do sistema

Os requisitos do StarCraft para rodar numa distribuição Linux são bem diferentes dos simplórios requisitos originais, onde é necessário apenas um computador com processador Pentium 90 MHz e 16 MB de memória RAM. Como o StarCraft rodará de forma emulada o seguinte hardware se faz necessário:

  • Processador com 800 MHz ou melhor
  • 256 MB de momória RAM
  • 100 MB de espaço em disco
  • CD-ROM 2x (4x para animações)
  • Placa de vídeo SVGA (preferencialmente com mais de 32 MB de RAM)
  • Placa de som
  • Distribuição Linux instalado e com suporte a Internet (nos testes foi usado o Fedora Core 5)

Instalação do Wine

Fedora Core

A instalação do Wine no Fedora Core pode ser feita através dos pacotes RPM encontrados no site da distribuição, mas a forma mais fácil de faze-lo é usando o utilitário yum, da seguinte forma:

Execute os comandos abaixo para instala-lo, é necessário que o computador tenha acesso a Internet:

# yum -y install wine

Debian

Se você usar uma distribuição baseada em Debian, o pacote DEB pode ser obtido no site da distribuição, pois ele é nativamente suportado.

Para instalá-lo é possível usar o apt-get da seguinte forma:

# apt-get install wine

Código fonte

É pouco provável que sua distribuição não englobe o Wine em meio aos seus pacotes, mas caso ele não esteja incluso na sua distribuição, ou se você desejar instala-lo através do código fonte é possível obter os arquivos fonte no seguinte endereço:

www.winehq.com

Instalação do StarCraft

É possível instalar o jogo apenas no perfil de um simplório usuário, mas recomendo que seja instalado no diretório /opt, pois segundo o FHS um programa deste tipo deve ser gravado neste diretório. Além do mais, se instalado em /opt todos usuário da máquina poderão usa-lo.

Segue o procedimento de instalação:

  1. Insira do CD-ROM StarCraft na unidade de CD-ROM.
  2. Verifique se o ponto de montagem do CD-ROM, o diretório /mnt/cdrom existe:
    # ls -l /mnt/
    
  3. Se não existir, crie-o da seguinte forma:
    # mkdir /mnt/cdrom
    
  4. Como usuário root, monte o CD da seguinte forma:
    # mount /dev/cdrom /mnt/cdrom
    
  5. Execute o programa de instalação através do Wine:
    # wine /mnt/cdrom/install.exe
    

    Será aberto o programa de instalação:

  6. Clique em “Instalar Starcraft”
  7. Surgirá uma janela com os termos da licença de uso, para continuar a instalação concordando com os termos da licença clique no botão “Concordo”.
  8. Uma outra janela será exibida pedindo o nome do usuário e o “CD-key”, entre com as informações e pressione o botão “OK”.
  9. Finalmente a janela de título “Starcraft – escolha diretório para instalar”, escolha o local para instalação do jogo. Nossa sugestão é o caminho Z:\opt\Starcraft, pressione então o botão OK. Então o jogo será instalado no computador e o processo de instalação está concluido.
  10. Clique em “Sair da Instalação”.
  11. Desmonte o CD-ROM:
  12. # umount /mnt/cdrom

Instalacão do pacote de expansão Brood War

O Brood War é um pacote de expansão para o StarCraft que adiciona novas fases e personagens ao jogo, é indispensável para quem quer tirar todo proveito do game.

Segue o procedimento de instalação:

  1. Insira do CD-ROM StarCraft Brood War na unidade de CD-ROM.
  2. Como usuário root, monte o CD da seguinte forma:
    # mount /dev/cdrom /mnt/cdrom
    
  3. Execute o programa de instalação através do Wine:
    # wine /mnt/cdrom/install.exe
    

    Será aberto o programa de instalação:

  4. Clique em “Install Starcraft: Brood War”
  5. Surgirá uma janela com os termos da licença de uso, para continuar a instalação concordando com os termos da licença clique no botão “Agree”.
  6. Como estamos usando a versão traduzida para o português do StarCraft com a versão original em inglês do Brood War, uma mensagem será exibida informando que será feito um mix de linguagens, onde os personagens originais do jogo falarão em português, e os novos em ingles. Pressione “OK” nesta janela.
  7. Após a instalação ter sido concretizada, clique em “Exit Installer”.
  8. Desmonte o CD-ROM:
  9. # umount /mnt/cdrom
    

Fazendo upgrades no StarCraft

Os updates são importantes, pois além de corrigir bugs do jogo eles o tornam mais equilibrados, originalmente sem nenhum update as raças do StarCraft tem algumas diferenças de poderes, mas com os updates as raças ficam extremamente bem equilibradas.

  1. Faça download no site da Battle.net do último patch para StarCraft, para tanto acesse o seguinte link:www.battle.net
  2. Como usuário root, execute o patch através do Wine:
    # wine BW-114.exe
    

    Automaticamente o processo de update iniciará e finalizará, abrindo a janela “Blizzard Updater v2.63b”.

  3. Clique no botão “Show Details >>” para visualizar as alterações que foram feitas no jogo, ou simplesmente clique em “OK” para finalizar o procedimento.

Configurando

Antes de iniciar o jogo é necessário dar permissão para que os usuários possam criar seus perfis no jogo, para tanto vamos habilitar o sticky bit no diretório do StarCraft:

# chmod 1777 /opt/Starcraft/

Para o StarCraft funcionar é necessário que ele possa acessar a unidade de CD-ROM, desta forma é importante configurar o Wine para disponibilizar o ponto de montagem /mnt/cdrom como se fosse a unidade D:, este procedimento deve ser executado no perfil de todos os usuários que desejarem jogar StarCraft.

$ ln -s /mnt/cdrom ~/.wine/dosdevices/d:

Iniciando o jogo

Certifique-se que o CD-ROM do StarCraft esteja montado corretamente.

Finalmente para iniciar o jogo digite:

$ wine /opt/Starcraft/starcraft.exe

Melhorando o desempenho

Se você executou o jogo e não ficou satisfeito com a velocidade, ou acredita que ainda é possível melhorar, vou dar algumas dicas úteis para que o divertimento seja mais prazeroso.

Instale corretamente o device driver de sua placa de vídeo:

A causa mais muito comum para um péssimo desempenho do jogo é usar um device driver genérico para sua placa de vídeo. Instalamos corretamente o driver de uma nVidia GeForce 2 MX 400 com 32 MB de memória RAM e o jogo funcionou perfeitamente. Antes disso era impossível iniciar uma partida do jogo devido ao baixo desempenho do driver de vídeo genérico usado na maioria das distribuições.

Priorize o processo do jogo:

É possível que durante uma partida o jogador perceba algumas travadas que deixam o jogo lento e logo em seguida tudo volta ao nomal, isso acontece pois programas concorrentes estão sendo executados em paralelo ao jogo. Para solucionar esse problema, basta rodar o jogo com prioridade máxima, da seguinte forma:

# nice -n -20 wine /opt/Starcraft/starcraft.exe

Considerações finais

Para facilitar a vida é possível criar uma imagem do CD-ROM no disco rígido e monta-la no lugar do CD-ROM, dispensando assim a utilização do mesmo. Talvez isso viole o acordo de licença do software, mas se não houver problemas legais, o procedimento pode ser feito da seguinte forma:

# cp /dev/cdrom /home/StarCraft.iso
# mount -o loop /home/StarCraft.iso /mnt/cdrom

Em meados de 2003 a produtora de StarCraft iniciou um novo projeto da série, o StarCraft Ghost, um jogo de primeira pessoa que prometia muito, mas apesar do jogo ter um enredo alucinante como é típico de todos os jogos da Blizzard, o game saiu das pranchetas mas não chegou as prateleiras. Especula-se que ele nunca foi lançado, pois com os recursos disponíveis na época seria apenas mais um jogo de ação em primeira pessoa, mas muito provavelmente com o lançamento do PlayStation 3 em novembro deste ano a Blizzard deve retomar esse projeto para felicidade dos fãs.

Observações

StarCraft®, Brood War® e todas as marcas relacionadas são propriedades da Blizzard Entertainment® ou de suas afiliadas.

Não é intuito desse documento relacionar as marcas supra citadas com Linux, com as distribuições mencionadas ou qualquer outro assunto abordado neste documento. O verdadeiro intuito deste documento é demonstrar que é possível executar o jogo StarCraft num ambiente Linux através da tecnologia Wine.

Leave a Reply

%d bloggers like this: